12 de jun. de 2013

Guia de pincéis: os essenciais


Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre como começar uma coleção de pincéis, quais são os mais importantes e qual a função de cada um. Pra tentar ajudar, fiz uma lista com a minha opinião sobre quais são os pincéis essenciais, quais os modelos que eu considero fundamentais.

Importante sempre lembrar que vai da necessidade ou gosto de cada um, a minha lista nunca vai agradar todo mundo. É só pra dar umas ideias pra quem está começando, nada é regra, ok?

Além disso, minha intenção não é indicar o pincel x da marca y, mas sim o modelo/tipo do pincel, o corte dele, sendo que todos eles podem ser encontrados em diversas marcas diferentes.

Por fim, mas não menos importante, eu já disse que nada é regra, então o pincel não serve pra uma coisa específica, mas pro que a gente quiser. Um pincel pode ter várias funções, e nada impede que eu use um pincel de sombra pra passar corretivo. De novo, aqui vai do gosto pessoal de cada um.

Feitas essas considerações iniciais, vamos aos pincéis de base! Vou mostrar todos que eu tenho, mas uma pessoa normal precisa de só um tipo, tá? Não achem que sou louca e estou dizendo que todas precisam de todos eles haha Só quero dar opções!

Algumas bases ficam com um acabamento bonito quando aplicadas com as mãos. Na maioria dos casos, prefiro o acabamento quando a aplicação é feita com um pincel, pois geralmente fica uma camada mais fina e uniforme de base.

Gosto de pele leve, camada fininha e o mais invisível possível de base. Acho que o pincel ajuda bastante! O que eu menos gosto é o tradicional, língua de gato, acho que os outros modelos deixam um acabamento mais natural.


Tradicional, língua de gato: o que eu menos gosto. Acho ele melhor pra outras coisas, tipo corretivo, do que pra base propriamente dita.

 
Duo fibre: feito de um mix de fibras sintéticas e naturais, dá um acabamento bonito e mais leve que o tradicional de base. Também pode ser usado pra produtos em pó. Quando usado com pó, ele aplica uma camada beeeem leve, então é bom pra bronzer, por exemplo, porque é difícil pesar na mão e ficar com cara de tijolo.

 
Tipo kabuki, gordinhos e densos: no momento, meu tipo preferido! Aplicam uma camada leve e bem natural, por isso que adoro! Também são bons pra blush em creme ou líquido.

 
Esponja: essa é a famosa (e cara) Beauty Blender. Maravilhosa pra aplicar base. Pode ser usada seca ou úmida (só molhar e, depois que ela crescer, espremer bem o excesso de água). Úmida o acabamento é mais natural ainda, fica muito bonito. Tem várias genéricas por aí, que geralmente não funcionam bem secas, mas úmidas o efeito é muito parecido.

Fim dos pincéis de base!! Agora vamos aos outros...
 
 
Pó com esponja eu definitivamente não gosto. Já não sou muito fã de pó, então prefiro aplicar, onde necessário, com um pincel gordo e fofo, pois a quantidade é menor e fica bem espalhado. O meu nem é muito grande, poderia ser maior, mas é bem macio.
 
 
Blush com o micro pincel da embalagem não dá! Um pincel bem macio é o ideal pra dar um acabamento bonito e esfumado.

O meu é chanfrado (com esse corte enviesado). Eu prefiro os normais, mas como esse ainda tá em ótimas condições fico com pena de comprar outro.
 
 
Chatinhos e macios, mas um pouco firmes, não tão moles quanto um pincel de esfumar. Cerdas naturais costumam pegar mais produto do que cerdas sintéticas. Alguns pincéis desse tipo até servem pra dar uma esfumada nas bordas das sombras, mas se forem muito firmes não.

 
Já mostrei eles nesse post. Gordinhos e macios, mais moles que os de aplicar sombra. Alguns aplicam a sombra de forma mais concentrada, mas ainda assim esfumada (o de cerdas brancas, por exemplo). Outros aplicam a sombra de forma mais diluída (o de cerdas marrons). Bons pra aplicar sombra bem esfumadinha nos cantos externos dos olhos e côncavo!

 
Dá precisão. Bom pra aplicar sombra iluminadora nos cantos internos dos olhos, ou sombra na linha dos cílios inferiores. Também sao ótimos pra fazer um côncavo mais preciso e marcado, dá pra esfumar depois ou não.
 
 
Linhas finas! Serve pra delineador, passar sombra na linha dos cílios inferiores (mais precisa e menos esfumada) e superiores (fica ótimo usar sombra como delineador, seca ou molhada).

Esses são os tipos de pincéis que eu considero essenciais, aqueles que eu acho bons pra começar uma coleção. Outro dia volto com a parte dois, os pincéis complementares!

Um comentário:

  1. Adorei! Vou imprimir e deixar do lado dos meus pincéis pra saber como usar!!!

    ResponderExcluir