25 de jul. de 2013

Cuidados com a pele - Parte 1: Manhã

Resolvi fazer uma série de posts sobre pele, mostrando minha rotina diária e mais algumas dicas.

Antes de começar, quero dizer que eu não sou dermatologista e não sei o que é melhor pra cada um. Minha intenção é apenas mostrar o que eu faço, o que tem dado certo pra mim, e não o que é certo ou errado. Como bônus, compartilho algumas dicas universais que, essas sim, devem ser seguidas por todo mundo que quer ter uma pele saudável.

Além disso, é super importante dizer que minha pele é mista: oleosa na zona T (testa, nariz e queixo), normal nas bochechas. Agora no inverno ela fica meio estranha, seca após lavar, mas é só sair de casa que o óleo começa a dar as caras (complicado...).

Nesse primeiro post vou mostrar o que eu faço pela manhã.

Passo 1 - Sabonete


A primeira coisa a fazer é lavar o rosto com um sabonete adequado ao tipo de pele. Na verdade, eu tenho mais de um. Pela manhã, geralmente uso esse da Bioré que está na foto. Quando minha pele está com algumas espinhas, uso o da Clinique, específico para peles oleosas, para ajudar a pele a se recuperar.

Passo 2 - Tônico


Aplico esse tônico da Clinique com um algodão. Esse produto é da linha 3 passos, que são os 3 passos básicos dos cuidados com a pele. Sabonete + tônico + hidratante. Vou falar melhor dos três passos na parte 3 do post de cuidados com a pele!

O meu tônico é nível 3 (são 4) e eu aplico com um algodão. Ele vai esfoliando a pele com o uso. Por mais que a gente limpe muuuuito a pele, sempre sai mais alguma sujeira no algodão com tônico, esse é um dos motivos pelos quais acho esse passo bem importante.


Quando a pele está muito ressecada, troco ele por algumas borrifadas de água termal! Essa vai sem o algodão, direto no rosto.

Passo 3 - Hidratante de olhos


Depois do tônico, sempre aplico um hidratante especial para a área dos olhos. No verão gosto muuuuuito desse da Clinique em roll on (all about eyes serum), pois ele hidrata, mas tem uma textura super leve, facilmente absorvida e que rápido a pele tá super sequinha pra receber a maquiagem.

No inverno costumo variar entre esse outros dois da foto: Neutrogena Rapid Wrinkle Repair eye cream (antirrugas, nunca é cedo pra começar a usar!) e Clinique Moisture Surge Extra Refreshing Eye Gel (amo a linha inteira!!!). Os dois absorvem rapidinho e não deixam sensação melecada!

Passo 4 - Hidratante de rosto


Não importa qual o tipo de pele, hidratar é muito importante! De manhã vario entre esses três da foto, dependendo de como está minha pele:

No verão ou quando ela está sem áreas muito secas: Clinque Dramatically Different Moisturizing Gel. Hidratante em gel, não deixa a pele nada nada nada oleosa. Ele hidrata, mas nada super potente. No inverno tenho a necessidade, em alguns dias, de usar algo mais forte.

Quando a pele está boazinha, mas está bem frio: Nutrel, da linha Profuse dos laboratórios Ache. Hidrata bem e não deixa a pele nada oelosa.

Quando está bem frio e minha pele fica meio ressecada após a limpeza: Clinique Moisture Surge. Hidrata demais e tem textura em gel, absorve rápido e a pele fica super sequinha, nada oleosa. Maravilhoso pra peles oleosas que ficam estranhas no frio!

Passo 5 - Protetor solar


Protetor solar deve ser aplicado todos os dias, faça chuva ou faça sol! Até as lâmpadas de ambientes internos prejudicam nossa pele e envelhecem ela, não podemos deixar pra consertar esse problemas depois de já existentes!

Quando se fala em envelhecimento da pele, a melhor saída é a prevenção, sem sombra de dúvidas! Usar protetor solar todos os dias é uma questão de hábito e encontrar o produto certo!

Esse da Bioré é o melhor que já experimentei para peles oleosas. Além de ter um acabamento super sequinho, ele ainda segura a oleosidade da pele por várias horas. Fiz um post sobre ele e um irmão da mesma marca, é só clicar aqui.

Parece muita coisa, mas juro pra vocês que é super rapidinho passar tudo isso na pele. Depois que acostumamos fica tudo meio automático e gastamos pouquíssimos minutos. Ao mesmo tempo, a pele agradece esses pequenos cuidados! No próximo post, a rotina da noite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário